terça-feira, 18 de outubro de 2011

histórias de terror para dormir.

quando somos pequenos contam-nos todas as espectaculares histórias sobre gatos que usam botas e desembainham uma espada, princesas que vivem aprisionadas numa torre gigante e que só podem ser salvas por cavaleiros, o boneco de madeira que só queria ser menino de verdade e que ao mentir lhe crescia o nariz...e depois também nos contam aqueles contos terroríficos dos quais nunca nos esquecemos. o papão é uma delas, que vinha em forma de música. o capuchinho vermelho que é perseguido na floresta e cuja avó é engolida pelo lobo mau. o joão e a maria (Hänsel und Gretel) que perdidos na floresta foram "acolhidos" pela bruxa que tinha uma casinha de chocolate e que seriam a sua próxima refeição... enfim N histórias de Encantar.
hoje enquanto adulta permanecem duas relíquias que são impossíveis de esquecer: a lenda do big foot ou o abominável homem das neves e a música do atirei o pau ao gato. 
quando soube da existência do big foot estava de visita à serra da estrela no inverno. havia neve e fazia todo o sentido aquela história logicamente. claro que ganhei um medo terrível à serra e à a neve. hoje sabendo da verdade vejo que a história é completamente irracional. um homem de pés grandes peludo a andar nu pela neve e que come "animaizinhos" não pode ser mais do que uma loucura inventada por alguém com pouco para fazer. mas se a culpa fosse apenas de quem inventa...
aqui os pais têm certamente um dedo grande de culpa. e leva-me à música do atirei o pau ao gato. letra cruel numa harmoniosa melodia. em criança não entendia muito bem, sabia que se atirava o pau ao gato e ele não morria e ficava por ali. felizmente a letra mudou e nos dias de hoje canta-se algo como: não atirei o pau ao gato porque o gato é nosso amigo. 

2 comentários:

  1. o verbo encantar tem vários significados, não tem necessariamente um sentido benevolente...
    agora não se atiram paus aos gatos, vai contra os padrões ecológicos da sociedade, já pedras... :P

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo, pedras como aquelas que são postas dentro da barriga do lobo para ele ir ao fundo na água? Para além disso, a pedra está cara. Sobretudo o granito.

    ResponderEliminar